O Banco Central criou um meio de pagamento instantâneo e gratuito que promete substituir DOCs, TEDs e até os boletos: é o PIX.
O PIX vai melhorar muito os pagamentos no Brasil: ao contrário do DOC e da TED, o pagamento com o PIX é sem tarifas e cai em segundos! Vai acabar a espera até o dia seguinte por um DOC ou o limite das 17h para fazer uma TED.
Olha a economia pra sua empresa: em média, uma TED custa R$ 10,00! Por meio do PIX, o serviço é gratuito.
É isso mesmo: o PIX é 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custo nenhum!
Criado pelo Banco Central, o
PIX ficará disponível no próprio aplicativo do seu banco: será mais um dos serviços dos bancos e você não precisa baixar nenhum outro aplicativo para usá-lo.
E quem pode usar esse serviço?
Todas as pessoas com cadastro em algum banco. No caso de Ouro Branco, todos os bancos da cidade oferecerão o serviço: Santander, Sicred, Sicoob, Bradesco, Caixa, Brasil e Itaú.
Como funciona?
Tudo acontece por meio da geração de um QR Code. Quem quer realizar o pagamento gera esse QR code e apresenta para quem vai receber. Essa pessoa autentica o QR code no app da instituição financeira. Em outras palavras,
“Vai ter um QR code no ponto de venda. A pessoa lê, autentica no aplicativo da instituição de pagamento e paga instantaneamente. No e-commmerce, é a mesma coisa: gera um QR Code e, se estiver no computador, usa o celular pra fazer a autenticação. Já se comprar no próprio celular, ele emula a leitura do QR Code também”, contou Brandt, chefe adjunto de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central.
O que é preciso para ativar esse serviço?
É preciso ter uma chave Pix, que é que seu CPF (ou CNPJ, no caso de empresas), número de celular ou endereço de e-mail. O Pix vai associar esse dado à sua conta bancária.
Ao invés de passar sua agência e conta, você só vai passar uma dessas informações vinculadas, ou seja, na hora de mandar seus dados bancários, você só vai precisar mandar, por exemplo, seu telefone.
No entanto, se eles já tiverem salvado seu contato de telefone, é mais fácil ainda: basta selecionar o contato com poucos toques.
Um detalhe importante é que tudo fica criptografado no sistema do Banco Central.
Quando começa?
Dia 5 de outubro inicia o cadastro das chaves PIX e em 16 de novembro o PIX estará disponível para todo mundo!
Agora ficou bem mais prático e econômico realizar transfêrencias e pagamentos! Aproveite essa oportunidade e poupe esse dinheiro!
Para saber mais sobre os dados do Banco central, clique aqui.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.
Não consegue receber uma dívida? Proteste: é de graça, é seguro e funciona.
Consulte gratuitamente CPF/CNPJ e não erre na hora de fechar uma venda.