Governo libera mais duas parcelas e Caixa cria cartão virtual para compras e transferência sem sair de casa
O Auxílio Emergencial é o benefício no valor de R$ 600,00 que foi criado para ajudar os trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados durante a quarentena. O governo acaba de liberar mais duas parcelas do benefício e, para que ninguém tenha que sair de casa para receber, a Caixa Econômica Federal melhorou o aplicativo de celular do benefício, o “Caixa Tem”: agora o aplicativo possui um cartão virtual para o beneficiário usar o dinheiro sem precisar sacar na agência. Leia até o fim e saiba em detalhes como funciona o novo cartão (mas se você quer mais detalhes sobre o benefício e se você pode solicitar, clique aqui e leia nosso post AUXÍLIO EMERGENCIAL: SAIBA QUEM PODE RECEBER).
O cartão virtual funciona para compras, pagamentos e transferências. Não é mais necessário ter o cartão plástico ou enfrentar filas para sacar dinheiro na hora de pagar contas ou fazer compras. Tudo pode ser feito usando apenas o celular e o cartão virtual.
Além disso, se você quiser apenas transferir o benefício e tiver um banco digital como Nubank, Neon, Inter entre outros, esses bancos permitem a geração de boletos para depósito em conta: basta emitir o boleto, pagar com o cartão virtual e o valor será creditado na conta do seu banco digital, podendo ser novamente transferido para outro Banco como Itaú, Santander, Bradesco, entre outros.
Vários estabelecimentos já estão se preparando para receber o pagamento, que tem que ser no débito: por enquanto, não será possível fazer compras parceladas usando o cartão virtual. Abaixo explicamos para consumidores e comerciantes como usar o cartão virtual da Caixa. É uma oportunidade de melhorar as vendas tendo como alvo o público do benefício.
Para quem deseja efetuar compras online ou em supermercados, farmácias entre outros, veja abaixo como é simples usar o cartão virtual.
COMO USAR O CARTÃO PARA COMPRA COM MAQUININHAS DE CARTÃO
- Se você é consumidor
- O primeiro passo é baixar o app chamado “Caixa Tem” no seu celular para sistema Android ou Apple Store. Deixamos o link os links no final deste post. Caso já tenha o aplicativo baixado, basta baixar novamente que a atualização é feita automaticamente;
- Clique na opção “Pagamento com maquininha” na tela inicial do app;
- Na tela seguinte aponte o celular para que ele leia o QR CODE disponibilizado na maquininha.Confira o valor pago e clique em confirmar na maquininha de cartão.
Se você é comerciante
Agora, se você é o comerciante ou vendedor e não sabe como gerar o QR CODE em seu comércio para receber com o cartão virtual da caixa, leia abaixo o passo a passo.
- Na tela principal da maquininha digite o valor da venda e clique em pagar;
- Nas opções da máquina de cartão selecione “Gerar QR CODE”;
- O cliente deverá usar o celular dele, com o aplicativo “Caixa Tem” para ler o código gerado na maquininha de cartão, conferir o valor e confirmar o pagamento;
- Pronto! Agora é só imprimir a 1° Via de comprovante para o cliente e a 2ª via de comprovante do pagamento para o estabelecimento, normalmente.
COMO USAR O CARTÃO PARA COMPRA VIRTUAL EM SITES
- O primeiro passo é baixar o app do “Caixa Tem” no seu celular com sistema Android ou Apple Store. Os links estão disponíveis ao final deste post. Caso já tenha o aplicativo baixado, basta baixar novamente que a atualização é feita automaticamente ;
- Clique na opção “Cartão Virtual” na tela inicial do app;
- Na tela seguinte, clique na opção “Usar meu cartão Virtual agora”
- Digite a senha do seu aplicativo “Cartão Tem”;
- Pronto, agora você vai ver na tela uma imagem com os dados do seu cartão virtual, com o seu nome, número de 16 dígitos do cartão, validade e código de segurança com 3 dígitos. Todos estes dados serão solicitados na hora de fazer uma compra online em qualquer site. Observação importante: O código de segurança com 3 dígitos vai mudar em todas as compras que forem feitas, apenas os outros dados do cartão continuarão iguais.
Próximas parcelas do auxílio emergencial
O pagamento da 3° parcela já está sendo liberado e fica disponível para o uso por meio do cartão virtual a partir do dia 04 de julho para todos os beneficiários.
Agora que você já sabe como utilizar o cartão virtual, você já pode se programar quanto ao uso do seu benefício.
Se você prefere sacar o dinheiro do benefício, confira abaixo o calendário de disponibilização dos saques de acordo com o mês do seu nascimento:
Outra novidade, é que segundo o Ministério da Economia, dia 1° de julho foi decretado que o auxílio será prorrogado por mais 2 meses. Porém, o valor do benefício e as formas de pagamento ainda não foram divulgados. A proposta em análise é que o valor seja pago em quatro parcelas durante esses dois meses.
Além disso, quem ainda está com o cadastro sob análise ou só pediu agora o auxílio, quando for cadastrado receberá as três primeiras parcelas mensalmente, no valor de R$ 600,00, cada parcela.
Veja abaixo o link para o aplicativo “Caixa Tem” para não ter que ir a agência e nem manusear dinheiro sacado:
Celular Android, clique aqui.
App Store, clique aqui.
FONTES:
Caixa Econômica Federal
Ministério da Economia
DECRETO Nº 10.412, DE 30 DE JUNHO DE 2020
Precisa recuperar crédito? Entre em contato conosco e proteste de graça suas dívidas: (31) 3741-2308 Whatsapp ou (31) 98466-7156. E-mail: protestoourobranco2@gmail.com