O desenvolvimento e crescimento de uma empresa, não é responsabilidade exclusiva do administrador. A empresa depende da dedicação de todos os envolvidos, e principalmente de quem lida diretamente com o cliente.

É importante, que a equipe conheça e entenda claramente os objetivos e missões da empresa, e que trabalhem com dedicação para cumprir todas as diretrizes.

Garantir um bom ambiente de trabalho é essencial, o funcionário se sente seguro para realizar suas atividades da melhor forma possível, estabelece uma qualidade de vida profissional, que impacta diretamente na forma como ele se motiva e se compromete com a empresa.

Com isso a empresa diminui a rotatividade de funcionários e aumenta o engajamento da equipe. A rotatividade de funcionários é prejudicial para o crescimento da empresa, os gastos com treinamentos e o tempo de adaptação do novo funcionário pode diminuir a produtividade e qualidade do atendimento que pode deixar a desejar, caso o funcionário ainda não tenha dominado as técnicas da empresa.

Uma empresa que oferece um ambiente de trabalho apropriado e incentiva o funcionário a se qualificar e inovar, é vista no mercado comercial, como uma oportunidade de crescimento tanto da empresa quanto para o funcionário.

A motivação no trabalho, está ligada a vontade do funcionário em querer se manter no emprego, e dar o melhor de si para a empresa. Quanto mais motivado um profissional estiver, mais dedicação ele terá para desenvolver suas atividades e aumentar a produção da empresa, a motivação, tem ligação direta com a produtividade.

Um funcionário desmotivado, fica acomodado, deixa de fazer um atendimento de qualidade e não se preocupa em atingir os objetivos e metas de produção da empresa.

Ter um feedback positivo, ou seja, receber um elogio, enaltecer o trabalho prestado pelo colaborador, faz toda diferença, ele precisa saber que está no caminho certo, e ser reconhecido por isso, e perceber onde pode ter melhoria, ou seja, aquilo que ainda pode ser aprimorado em suas atitudes.

 MAS COMO AUMENTAR A MOTIVAÇÃO E PRODUTIVIDADE NO TRABALHO?

  • DEFINA FUNÇÕES

O funcionário precisa saber exatamente quais as suas funções e o que a empresa espera dele, para que ele desenvolva sua função dentro do que foi estabelecido.

  • APOSTE EM CAPACITAÇÃO

Investir em treinamento, é importante tanto para capacitar como para reciclar funcionários, o funcionário precisar exercer com sabedoria sua atividade, mostrar que entende o que está apresentando, passar segurança e ganhar a confiança do cliente.

Ofereça Cursos e treinamentos, é importante incentivar a criatividade e encorajar a equipe, para que percebam a sua importância na organização.

  • QUALIDADE

Oferecer um ambiente que apresente conforto, segurança ao funcionário, permite que ele administre melhor suas habilidades.

Uma melhor qualidade de vida profissional, garante ao funcionário bem-estar, ele se sente satisfeito com o local em que trabalha, adquire autonomia O funcionário precisa sentir que suas ações no ambiente de trabalho, vão gerar resultados positivos para a produção da empresa.

  • COMUNICAÇÃO

Um bom líder, mantém uma comunicação clara e aberta com os funcionários, consegue transmitir as missões e valores da empresa de forma clara e objetiva. O engajamento de cada funcionário dependerá de como ele irá receber a informação.

Saiba ouvir as necessidades e ideias de seus funcionários, a partir daí, é possível receber alguma informação útil para a empresa, ou aconselha-lo em alguma melhoria.

  • RECONHECIMENTO

O bom funcionário, merece sim, ser elogiado e reconhecido na empresa. Reconhecer o esforço que foi feito pelo colaborador, incentiva-o a melhorar na prestação do serviço.

FONTES:

https://blog.gympass.com/importancia-de-funcionarios-satisfeitos-para-o-sucesso-da-sua-empresa/

https://rhpravoce.com.br/posts/o-que-tem-feito-para-manter-a-motivacao-no-trabalho

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